sábado, fevereiro 16

MATÉRIA E FORMA DE CADA SACRAMENTO

BATISMO.
O sinal do batismo e infusão da agua ou a imersão na agua com formula (nome) eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo.
CONFIRMAÇÃO,
O sinal da confirmação ou crisma é o tríplice gesto: impondo a mão direita sobre a cabeça, o bispo traça na testa o sinal-da-cruz com o óleo do crisma,dizendo (nome) recebe por este sinal, o dom do Espirito Santo. 
EUCARISTIA.
O sinal da Eucaristia: tomai e comei, todos voz, isto é meu corpo que é dado por voz, tomai e bebei, todos voz, este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que é derramado por voz e por todos os homens, para o perdão dos pecados. fazei isto para celebrar a minha memória.
PENITENCIA.
Sinal da penitencia ou confição é o prosemo de julgamento. isto é são os atos de penitencia e arrependimento, acusação, sanificação, e os atos do confessor que perdoa os pecados, em nome de Deus, com a formula, Deus Pai de misericórdia,que, morte e ressureição de seu filho reconciliou o  undo consigo e enviou o Espirito Santo para remição dos pecados, te conceda,, pelo ministério da igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados em nome do pai e do filho e do Espirito Santo.
UNÇÃO DOS ENFERMOS.
O sinal do sacramento da unção dos enfermos é a unção da fronte e das mãos do enfermo com óleo santo,dizendo o sacerdote; por esta santa unção e pela sua piíssima misericórdia, o senhor venha em teu auxilio com a graça do Espirito Santo, para que, liberto dos teus pecados, ele te salve, e, na sua bondade, alivie seus sofrimentos.
ORDEM.
Para o grau do presbi terato. O sinal do sacramento da ordem é a imposição das mãos do bispo e a recitação da oração consecra´toria: nos vos pedimos, pai todo-poderoso, constitui este servo seu a dignidade de presbítero, renovai em seu coração o espirito de santidade, obtenha o Deus, o segundo grau da ordem sacerdotal que de voz procede, e sua vida seja exemplo para todos.
MATRIMONIO.
O sinal do sacramento do matrimonio é o consentimento matrimonial, expresso nas palavras rituais,(nome) eu te recebo por meu marido(minha mulher) e prometo ser fiel, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário