quarta-feira, abril 17

CELEBRAÇÃO COM CRIANÇAS


Minhas ovelhas ouvem minha voz
DOMINGO DIA 21-04-13 EV. JO 10,27-30

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem vindos a esta celebração.

Hoje eu vou cantar, junto com a equipe do canto, uma música conhecida de vocês e, depois que eu cantar, vou fazer umas perguntinhas para saber quem prestou atenção na letra da musica. Está bem! Vamos lá?

Eu sou a ovelhinha, Jesus é meu pastor.

Ele me põe nos ombros com muito amor

Me chama pelo nome e eu conheço a sua voz

Ele ama seu rebanho e a cada um de nós (bis)

Me chama pelo nome e eu conheço a sua voz

Ele ama seu rebanho e a cada uma de nós

Cada um cada uma...

Cada um cada uma....

Prestaram atenção? Posso fazer as perguntinhas?

Quem sabe me dizer quem são as ovelhinhas?(Nós)

E quem é o pastor?(Jesus)

O que o pastor faz com suas ovelhinhas? (Nos carrega no ombro)

O que o pastor sente pelas ovelhas? (Ele as ama)

E como é que Ele nos conhece? (Pelo nome)

Mas será que Ele sabe quem é o _______, quem é a _____________ (nomes das crianças que participam da missa) Claro que sim, pois Ele nos conhece profundamente.

Estava aqui pensando, ovelhas ficam no pasto e lá também tem seus perigos, imaginem se algum lobo mal, que gosta de pegar as ovelhinhas aparecer? O que é que o pastor fará com ele? Será que Ele nos abandonará a própria sorte? Ou será que nosso pastorzinho irá cuidar de nós, afastando o lobo pra bem longe?

Pois é isso mesmo, crianças... Hoje nossa celebração irá nos falar justamente sobre isso, Jesus nos fala que é o nosso pastor, que dá a vida por nós, que sabe nosso nome e que nos livra do mal que é ladrão de ovelhas. E nós amamos nosso pastorzinho, não é mesmo? Porque hoje Ele também nos revela que Ele e o pai (que é Deus) são só um.

Por isso, vamos todos ficar em pé e, com alegria, cantar para receber nosso Jesus, que é o nosso pastorzinho.

Ato penitencial


(A ovelhinha deve seguir por caminhos, deverá ter duas lâminas e dois pastores e ela nunca obedecerá as ordens dadas pelas crianças )

Vejam só aquelas ovelhinhas lá no retro ?

Essa daqui da direita é Olindinha, de direita só à posição porque ela anda tão sem rumo. Fugiu do grande rebanho, está se embrenhando por outros campos.

Vejam só esse pastor cinzento ? Ele disfarça assim para agarrar ovelhas bobinhas e leva-las lá para o seu campo de maldade. Ele é o encardido, vive sempre nas esquinas querendo desencaminhar boas ovelhas.

Mas, vejam só a beleza do pastor de verdade, Jesus Cristo. Ele sim é: o caminho, a verdade e a vida.

Vamos ensinar a Olindinha qual dos dois caminhos ela deverá seguir, e qual pastor ela deverá escolher?

Vocês acham, crianças, que a Olindinha deve contar mentira? Então por esse caminho ela não pode ir. Mas vejam só como ela é desobediente, contou mentira mesmo sabendo que é errado. Etá ovelhinha danadinha !

Agora tem outro caminho, vamos lá.

Será que ela deve andar no caminho da brigas, fofocas e dos palavrões? Ou vocês acham que ela deve ser boa e sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil e assim andar por este outro caminho?( ela sempre foge para o caminho inverso , o pastor cinzento pula de alegria )

Ovelha danadinha que não escuta ninguém, nem a gente ensinado o certo ela se corrige.

Bom, vamos seguir:

A Olindinha está numa dúvida cruel, não sabe se deve rezar ou assistir televisão? (Principalmente as novelas que agora só mostram o que não presta) Não sabe se deve fumar ou visitar os velhinhos? E muito menos se deve obedecer ao que se pais dizem, ou escutar o que falam os coleguinhas para ir para outro caminho , longe dos ensinamentos do pai ...

Se ela escolher o caminho abaixo, ela sempre vai fazer o que o pastor cinzento deseja que é colocá-la bem longe da luz e da verdade. Agora se ela seguir o outro pastor, ela se manterá firme e sempre buscará a luz e a verdade. Quem Olindinha deverá seguir?

Engraçado, não é, crianças. Aqui na teoria é tão fácil resolver, fica tão simples seguirmos e escolher o caminho, mesmo que seja pra Olindinha porque escolhemos pra ela o que queremos para nós , difícil é fazer.

Quando estamos vivendo situações parecidas como essas, muitas vezes, fazemos nossas escolhas erradas,mesmo sabendo que deixamos as certas para lá . Andamos como se não tivéssemos pastor, assim como Olindinha que não sabe por onde caminhar. Mas ela é uma ovelha e vocês?

Vocês já sabem que pastor devem escolher e, no entanto, muitas vezes se deixam enganar . Por todas as vezes que nos deixamos enganar e caímos nas armadilhas do pecado, vamos pedir perdão a Deus cantando. ( pode simplificar para não ficar muito grande falando naturalmente )

Leitura – Todos sentadinhos , chegou o momento de ouvirmos o que nosso Papai do Céu tem a nos dizer , por isso , vamos ficar bem atentos na leitura de hoje.

ACLAMAÇÃO- "O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes; pelos prados e campinas verdejantes ele nos leva a descansar.

E é este nosso pastorzinho que irá nos falar agora, mas, antes e, com muita alegria, vamos cantar para saudá-lo.

Evangelho – Final

PRECES DOS FIÉIS


1. Iluminai, ó Pai, o Santo Padre o Papa Bento XVI, os Bispos e toda a Igreja, para que, por meio da pastoral comprometida preferencialmente com os mais pobres e sofridos, sejam no mundo sacramento de Cristo Bom Pastor.rezemos

2. Protegei nosso Bispo, Dom ...(e seus Bispos auxiliares), e também os padres que, na nossa Comunidade , entregam as suas vidas como Cristo Bom Pastor.rezemos

3. Despertai vocações sacerdotais, diaconais e religiosas e animai os nossos seminaristas para aprofundarem a sua formação no sentido do Cristo o Bom Pastor. rezemos

4. Abençoai nossas crianças e desperte em cada uma delas a missão de ser uma ovelha, reconhecendo a sua voz do pastor e sempre indo ao seu ao seu encontro com alegria e fé , rezemos

5. Olhai para os que nos governam, a fim de que também eles sejam bons pastores, cuidando responsavelmente do povo que lhes foi confiado, rezemos

Ofertório - Hoje Senhor nossa oferta é singela, porém muito significativa.

Queremos oferecer a ovelha que somos, pequena no tamanho, mas grande na utilidade. Com essa ovelha vai também nosso desejo de acolher a todos os nossos irmãos e fazê-los entender o grande sacrifício de amor que tens por nós.

Queremos oferecer o sinal da boa ovelhinha, seu sininho, sua alegria em ser ovelhinha do Senhor, aquele som que avisa que sempre estaremos por perto e vamos também caminhando e chamando as outras ovelhinhas que caminhem conosco.

Queremos oferecer o cajado com o qual queremos sempre nos conduzir no seu caminho. Apoiando-nos em suas palavras, nos levantando de nossas quedas, nos apoiando quando estivermos fracos e desanimados.

Queremos oferecer junto ao pão e ao vinho, as vestes do nosso pastor, como sinal de que sabemos reconhecê-lo mesmo quando não o vemos. Pois ele é presença viva em nossa vida.

Vamos então continuar ofertando a nossa alegria ao nosso Deus, cantando o canto do ofertório.

Comunhão – Que alegria! Somos as ovelhas preferidas de Jesus. Ele como bom pastor nos chama a sentarmos em sua mesa, a ceiarmos com Ele e nos sentirmos bem acolhidos em sua casa que é seu coração. Vamos todos ao seu encontro cantando.

Ação de graças


Silêncio


Crianças, Jesus nos quer sempre pertinho Dele, como ovelhinhas sobre a proteção do pastor, por isso vamos aproveitar esse momento e rezarmos juntos uma pequena oração em agradecimento ao nosso bom pastor; ( pode-se cantar também a música da ovelhinha .)





Nenhum comentário:

Postar um comentário