sábado, março 30

FELIZ PASCOA

Ola amigos e amigas da net, espero que tenhamos aproveitado bem o tempo da quaresma para uma meditação profunda em nossa vida assim pudemos fazer uma boa confeição e chegarmos bem preparado para ressurgirmos com Cristo neste domingo de Pascoa.
Um forte abraço para todos e uma feliz Pascoa
e que Deus abençoa a todos são os votos do amigo de todos José.

domingo, março 24

AS TREZ QUEDAS DE JESUS

                                                  JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ.
Ele carregou as nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores, Is 53,4 carregando a crus, Jesus saiu para o lugar chamado calvário Jo 19,17 Jesus cai de joelho por terra.
                                                 JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ.
Salva-me, o Deus,pois a agua sobe até o meu pescoço. Afundo num lodo profundo sem nada que me afirme e a correnteza me arrasta. Esgoto me de gritar, minha garganta queima, meus olhos se consomem esperando por meu Deus.Sl 69,1-4
                                                    JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ.
Era na verdade os nossos sofrimentos que ele carregava, era as nossas dores que ele levava nas castas. E a gente achava que ele era castigado. Is53,4

Jesus carregando a cruz cai três vezes no caminho do calvário. Mas Jesus vei ao mundo enviado por Deus Pai com a missão de libertar a humanidade das garras do inimigo, e para isto Deus avia determinado que daria sua propiá vida no alto do calvário pregado numa cruz, esta era sua missão e o alto do calvário lugar determinado por Deus para realização da salvação do mundo, e Jesus sabia que esta era a vontade do Pai a seu respeito. Por isto cada vez que Jesus caia ele olhava para cima e sabia que para realizar a vontade do Pai ele tinha que chegar la, por este motivo ele se levantava e seguia em frente, foi assim na primeira, na segunda, e na terceira vez que ele caiu, mas ele chegou la fez a vontade do Pai e realizou a salvação de todos que nele acreditarem.Mas Jesus quando caia estava dizendo para cada um de nós, eu cai vocês também vão cair, mas como o Pai me queria la em cima e eu me levantei e cheguei la, vocês façam o mesmo quando cair se levante e siga em frente pois o Pai quer vocês la em cima no Céus adorando e louvando-o eternamente. Este exemplo das quedas de Jesus nós devemos seguir levantar-se sempre e seguir rumo a nossa salvação.


domingo, março 17

DOMINGO 17 03 2013

                                                        PRIMEIRA LEITURA IS 43, 16-21
16Eis o que diz o Senhor que abriu uma passagem através do mar, um caminho em meio às ondas,
17que pôs em campo carros e cavalos, a tropa de soldados e chefes: eles caíram então para nunca mais se levantar, Extinguiram-se como um pavio de vela.
18Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas,
19porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe.
20Dar-me-ão glória os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, pois terei feito jorrar água no deserto, e correr arroios na estepe, para saciar a sede de meu povo, meu eleito,
21 o povo, que formei para mim, contará meus feitos.

                              SEGUNDA LEITURA FI 3, 8-14
Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo
9e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé.
10Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte,
11com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos.
12Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.
13Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente,
14persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.
                                          EVANGELHO JO 8,1-11
1Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras.
2Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar.
3Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.
4Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.
5Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?
6Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.
7Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.
8Inclinando-se novamente, escrevia na terra.
9A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.
10Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?
11Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.
 

sábado, março 16

CATEQUESE

Alguém pode imaginar uma pessoa grosseira e mal-educada no papel de educador? Transmitindo conceitos de boa educação, de cortesia?
Certamente que não! Somente será um bom educador quem é bem educado, quem assume como seus os valores do bom relacionamento entre as pessoas e os põe em prática no seu dia a dia.
Assim, também o catequista deve ser uma pessoa que amadureceu na fé, que compreendeu e assumiu os valores cristãos na própria vida, que dá testemunho do Evangelho com as suas ações cotidianas. Alguém que é comprometido com a causa do Reino e se coloca a serviço da sua construção.
Um catequista que não sabe dar razão da própria fé, não é um bom educador.
O catequista tem que se dedicar constantemente a aprofundar a própria identidade cristã, buscando o “por que?” da sua fé, descobrindo a meta da sua caminhada e o objetivo de fazer esse caminho. Por isso sua formação deve ser contínua e permanente.
O “Ser Cristão” tem que ter coerência na vida do catequista, pois do contrário, sua mensagem será vazia de sentido, apenas palavras jogadas ao vento.
 

SANTO DO DIA

16/03/2011
Santa Eusébia

16 de Março

Pertenceu a uma família de muitos santos. Com oito anos seu pai, Santo Adalberto, faleceu. Sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento e quis a sua filha junto. Sua avó Gertrudes também a chamou para a vida religiosa em Hamage (França), e ela aceitou.

A mãe, Santa Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez de tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. E foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage (França), onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades liberou sua filha para voltar e ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.

Santa Eusébia, rogai por nós!

quinta-feira, março 7

QUINTA FEIRA 07-03-2013

                                        EVANGELHO Lc 11, 14-23
11Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente?
12Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião?
13Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.
14Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.
15Mas alguns deles disseram: Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios.
16E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
                                                    JEREMIAS 7,23-28
Foi esta a única ordem que lhes dei: escutai minha voz: serei vosso Deus e vós sereis o meu povo, segui sempre a senda que vos indicar, a fim de que sejais felizes.
24Eles, porém, não escutaram, nem prestaram ouvidos, seguindo os maus conselhos de seus corações empedernidos, voltaram-me as costas em lugar de me apresentarem seus rostos.
25Desde o dia em que vossos pais deixaram o Egito até agora, enviei-vos todos os meus servos, os profetas. Todos os dias sem cessar os mandei.
26Eles, porém, não os escutaram, nem lhes deram atenção, endureceram a cerviz e procederam pior que os pais.
27Quando tudo isso lhes transmitires, também a ti não escutarão. Chamá-los-ás e não obterás resposta.
28Dir-lhes-ás então: Esta é a nação que não escuta a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita suas advertências. A lealdade desapareceu, tendo sido banida de sua boca.


 

 

terça-feira, março 5

QUARTA FEIRA 6-3-13

                                      1º LEITURA Dt 4, 1. 5-9
1E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.
5Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir.
6Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente. _
7Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos?
8Qual é a grande nação que tem mandamentos e preceitos tão justos como esta lei que vos apresento hoje?
9Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres, e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
                                            EVANGLHO Mt 5, 17-19
17Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
19Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

domingo, março 3

DOMINGO 03\03\13

                                     EVANGELHO Lucas 13,1-9
1Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2Jesus toma a palavra e lhes pergunta: Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?
3Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
4Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?
5Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
6Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou.
7Disse ao viticultor: - Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a, para que ainda ocupa inutilmente o terreno?
8Mas o viticultor respondeu: - Senhor, deixa-a ainda este ano, eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
9Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás.


1º LEITURA: EX3,1-8,13-15
Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb.
2O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.
3“Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.”
4Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele.
5E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.
6Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.
7O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.
8E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?”
14Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.”
15Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração

2º LEITURA:1º COR 10,1-12
(Não quero que ignoreis, irmãos), que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar,
2todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3todos comeram do mesmo alimento espiritual,
4todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia, e essa pedra era Cristo).
5Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, pois seus cadáveres cobriram o deserto.
6Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.
7Nem vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo sentou-se para comer e para beber, e depois levantou-se para se divertir (Ex 32,6).
8Nem nos entreguemos à impureza como alguns deles se entregaram, e morreram num só dia vinte e três mil.
9Nem tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram mordidos pelas serpentes.
10Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador.
11Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo, foram escritas para advertência nossa, para nós que tocamos o final dos tempos.
12Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.