sábado, agosto 31

MISSA PARA CRIANÇAS

Os últimos serão os primeiros
Acolhida – Bom dia, queridas crianças .

Hoje vamos falar de uma festa de aniversário, vocês gostam de fazer festas?
Quem vocês chamam para ir à festa?

Já aconteceu com vocês de chamar alguémissam bem rico só pra ver que presente ele iria dar ?

E já aconteceu também de você ir num aniversário de um coleguinha rico e querer ficar só ao lado dele , para tirar foto com ele , cantar parabéns do lado dele , só para aparecer e se sentir importante ?

Ah eu sabia , você nunca faria isso , mas o Joãozinho lá faz isso direto. Ô menino interesseiro . Adora andar com o riquinho , porque gosta de parecer rico , importante , achando que os outros irão valorizá-lo mais porque ele anda com os bons de bolso .

É mais eu tenho uma notícia ruim pro Joãozinho , Jesus não gosta nada disso , Ele diz que o reino dele é aquele que devemos servir só aos pobres e não aos ricos e que, quando termos uma festa , sabe quem devemos chamar , além dos nossos amigos ? Jesus nos orienta: "... quando deres um banquete convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois eles não te podem retribuir!"

É , Hoje Jesus vai nos falar de humildade , de sermos simples , de estarmos ligados as coisas do céu . De não querermos ser os primeiros em tudo , mas de sermos aqueles que servem a todos .

Isso é que nos levará a sentar em sua mesa e estar com ELE POR TODA A NOSSA VIDA

DE PÉ COM ALEGRIA Vamos CANTAR para iniciar a nossa celebração .

Ato penitencial – Sabe, crianças , vivemos sobre duas balanças , uma balança de deus e uma do mundo
O mundo coloca na sua balança coisas que nós achamos que devemos cultivar pela vida : o mundo quer que sejam os mais espertos , os mais bonitos , os mais ricos , os melhores , que o carro do nosso pai seja o melhor , que nossa casa seja a mais bonita , que possamos estudar nas melhores escolas , que devemos ser sempre os maiores e para isso devemos pisar e humilhar as outras pessoas, que a palavra humildade , amor ,sejam descartáveis em nossa vida

Já na balança de Jesus as coisas mudam totalmente de figura , sabem o por quê ? Porque Jesus valoriza outras coisas que o mundo ama

Jesus nos quer mais humildes , que saibamos dividir o que temos com os mais necessitados , que não sejamos orgulhosos demais , nos achando melhor que os outros , que sejamos os últimos, aqueles que servem a todos .

Es olhando para essa duas balanças ,podemos imaginar a quem estamos enchendo , a quem estamos servindo mais : ao mundo que nos quer ver longe de Deus , ou estamos do outro lado, no equilíbrio com Deus , sendo humildes e praticando a caridade .Porque no final de tudo , Deus vem buscar nossa balança e vai valer tudo aquilo que juntamos para Ele nela. Então, crianças , por todas as vezes que juntamos coisas erradas do lado do mundo ,sendo orgulhosos demais , peçamos perdão cantando para que Deus esvazia-a e nos perdoe porque não sabemos usar os dons que temos. Vamos cantar pedindo perdão?
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

sexta-feira, agosto 23

MISSA PARA CRIANÇAS



MISSA PARA CRIANÇAS  EVANGELHO DE LUCAS 13,22-30 A PORTA ESTREITA

Pois é crianças, todos nós queremos um dia entrar, pela porta do céus... Vocês não querem?

Como será então que acontecera? Vamos imaginar como se fosse um sonho?

Bom para começar este sonho vamos imaginar a porta estreita. Agora vamos imaginar só para nossa reflexão porção de gente querendo entrar por esta porta... E se junte varias pessoas ao mesmo tempo, e elas agem do mesmo modo que agiam no mundo.

Os Políticos, os ricaços, as madames, dona Maria e seus amigos.

Então agora vamos ouvir com bastante atenção o que cada um vai dizer, começando pelo político.   

Todos querendo entrar. O político toma a palavra e diz.

POLITICO: Caros colegas estamos aqui junto a porta estreita, esperando que ela se abra, vejam que somos muitos e eu proponho que façamos uma fila democrática, pois eu, enquanto político sou um democrata direita e esquerdante.

RICAÇO: E um m momento, chega de conversa fiada, eu já comecei a formar a fila e sou o primeiro pois sou o mais importante, tenho que tratar de assuntos importantíssimo aqui no céu... E  na hora em que esta porta se abrir tenho que ir na frente escolher o melhor lugar, Ok, uma suíte presidencial assim de frente para Deus ta bom?

POLITICO: Isto não é justo! Eu como representante do povo, tenho que discordar e ir na frente tenho que negociar ai no céu a entrada de todo mundo... Melhores lugares, como moradia, emprego saúde e educação.

MADAME: Ora sai pra La que eu não te dei voto algum pra você falar em meu nome ai no céu..Pode ir saindo daí que eu sou muito chique e se esta porta demorar para se abrir eu tenho uma chave do Paraguai aqui que vocês podem dizer que é falsa mas ela vai entrar nesta fechadura sim e abrir esta Eu tenho que rapidinho pois minha bagagem esta pesada.E hidratantes roupinha para ocasiões especiais, até uma para fazer ginástica pois dizem que ai no céu a gente come muito.

DONA MARIA: O gente eu achava que voes podiam deixar izé entrar na frente,que ele esta casado demais ,esta com bronquite, laberite e atrite,braço quebrado e pé inchado, de tanto andar em fila e nunca chegar a vez dele.

MADAME: Quedo dona Maria! A senhora uma lavadeira La da rua querendo entrar nessa conversa tom seria? Essa fila aqui não é pro SUS não, Dona Maria.

AMIGOS DE DONA MARIA: Bem que esses ais podiam ter ouvido a dona Maria. A gente que é pobre, doente,  já passou tampo nas filas do mundo...

POLITICO, RICAÇO E MADAME: ò gente vamos entrar na fila que eu estou ouvindo um barulho.

SÃO PEDRO: ola, então vocês querem entrar pela porta do céu. Não é? 

TODOS: Sim.

SÃO PEDRO: então, você ai, você não acha que esta carregando coisa demais para entrar por esta porta tão estreite?

RICAÇO: É mas tudo isso é muito importante, é toda minha riqueza,milhão. Bilhão, e trilhões.

SÃO PEDRO : Bem você não conseguirá passar com tudo isso.

RICAÇO: Mas minha riqueza é grudada em mim.

SÃO PEDRO: Não interessa, você terá que se desgrudar dela. De sua riqueza aos pobres e necessitados, depois venha até a porta.

SÃO PEDRO: E você, não acha que esta gordo demais para entrar por esta porta?

POLTICO: Ora, isso aqui é uma gordurinha atoa?

SÃO PEDRO: Desse jeito você não passa por esta porta

POLITICO: Mas São Pedro Foram tantos jantares, tantas comilanças. Em época de eleição eu chegava a almoçar 5 vezes! Não da pra manter a forma.

SÃO PEDRO: Pois agora você terá que entrar na academia do bom caminho, e gastar todas estas calorias correndo atrás de quem precisa e ajuda-los. Correndo atrás de quem esta sofrendo. Va corra...

SÃO PEDRO: E você? Que quantidade de bagagem!

MADAME: A isso São Pedro? É minha quantidade mínima de apetrechos, minha bagagem básica.

SÃO PESDRO: Pois você terá que aprender novamente o que é básico...

MADAME: Mas eu não posso viver sem minhas coisas básicas?

SÃO PEDRO: Aprenda primeiro depois volte a porta.

SÃO PEDRO: E você dona Maria?

DONA MARIA: O senhor me conhece São Pedro?

SÃO PEDRO: Claro dona Maria Quando senhora lutava lavando roupa para sustentar a casa e ajudar os outros. Quando a senhora dava uma mão para os doentes.Quando a senhora ensina as crianças o grande amor de deus, a senhora já estava se preparando para passar pela porta do céu.

DONA MARIA: Mas e esta trouxa de roupa que trouxe aqui sem querer?

SÃO PEDRO: Ora nela não a nada de errado..Ela pode até ser um presente para Deus, pois nela esta sua luta dona Maria!

DONA MARIA: E os meus amigos, aqui, São Pedro?

SÃO PEDRO: Ora, todos eles também já estão prontos para entrar na porta do céu porque vieram trazendo suas boas ações, suas solidariedade para com os pobres, suas partilhas com o pouco que possuíam, vamos podem entrar! Porque para Deus, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

Dona Maria e seus amigos podem subir para cá.

E AGORA.....................................................................................................
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

 

sábado, agosto 10

MISSA ESPECIAL PARA CRIANÇAS


MISSA DO DIA 18 DE AGOSTO  PARA CRIANÇAS ;EVANGELHO LC.1,39-46

Bom dia queridas crianças, e bom dia povo em geral.

Pois bem  crianças vamos prestar bem a atenção nas leituras de hoje para que possamos entender a mensagem que elas nos traz.

O evangelho de hoje nos fala de cinco personagens quatro deles foram importantíssimos na história da salvação da humanidade.

Maria, Izabel, João Batista, Zacarias, e o nosso salvador Jesus Cristo.

Maria, uma jovenzinha pobre da cidade de Nazaré, vivendo na sua adolescência, e pertencendo família de Davi trazia consigo o que era mais importante, a graça e o amor de Deus.

Sendo ela preparada desde antes do seu nascimento, e vivendo segundo a vontade de Deus, ela não vacilou e nem se preocupou quando a anjo Gabriel disse que ela seria a mãe do Salvador que ficaria grávida por obra do Espírito Santo.

Maria apenas disse eis  aqui a serva do senhor faça se em mim segundo a tua vontade.Lc 1,38.

Izabel, e Zacarias, eram de idade avançada e não tinham filhos, Zacarias na que Le ano, exercia a função de sacerdote do Senhor, e ambos tanto ele como Izabel eram tementes a Deus e seguiam retamente os mandamentos do senhor.

Jesus estava prestes a vir ao mundo para livrar o povo de seus pecados, mas Deus precisava de águem para preparar seu caminho aqui no mundo, ‘ou seja, preparar o coração da humanidade’ sendo João Batista seis meses mais velho que Jesus, veio a frente para anunciar Jesus.

Então Deus concedeu Izabel e Zacarias a graça de serem os pais de João Batista.

 E João começou sua pregação dizendo, arrependei-vos e fazei penitencia porque o reino de Deus esta próximo Mt 3,2.

Jesus também usou as mesmas palavras no começo de sua evangelização. E Jesus começou a pregar fazei penitencia porque o reino do Deus esta próximo Mt 4,17

 Então Maria que era fiel a Deus em tudo, ao presenciar todas estas maravilhas e, ao ouvir de Izabel a seguinte frase, bendita es tu que creste pois se a de cumprir o que da parte do Senhor foram lhe dito,então Maria cheia do Espírito Santo disse.

E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.