sábado, abril 19

CELEBRAÇÃO DA PASCO

Páscoa do Senhor
Acolhida –Queridas crianças, Feliz Páscoa. Queridos pais, amigos da nossa celebração, uma feliz páscoa pra vocês também. Hoje, nessa celebração toda especial, comemoramos a ressurreição de Jesus e acho que tem aqui nessa casinha um amiguinho nosso muito confuso sobre tudo isso, sem entender direito o que é páscoa, vamos ouvi-lo?

Joãozinho - Papai, o que é Páscoa?
Pai - Ora, Páscoa é... Bem... É uma festa religiosa!
Joãozinho - Igual ao Natal?
Pai - É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na.
Páscoa comemora-se a sua ressurreição.
Joãozinho - Ressurreição?
Pai - É, ressurreição. Marta, vem cá!
Mãe - Sim?
Pai - Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu Jornal.
Mãe – Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o Que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele Ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
Joãozinho - Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
Mãe - Que é isso, menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Ricardo, Esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos Domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo! Ou senão vou levar ele para o padre Antonio explicar tudinho pra ele Joãozinho - Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
Mãe - É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
Joãozinho - O Espírito Santo também é Deus?
Mãe - É sim.
Joãozinho - E Minas Gerais?
Mãe - Sacrilégio!!!
Joãozinho - É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
Mãe - Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
Joãozinho - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
Mãe - Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de Presente ele traz ovinhos.
Joãozinho - Coelho bota ovo?
Mãe - Chega! me deixa ir fazer o almoço que eu ganho mais!
Joãozinho - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa.
Pai - Era... era melhor, sim... ou então urubu.
Joãozinho - Papai, Jesus nasceu no dia pai 25 de dezembro, né?
Pai - É.
Joãozinho - Que dia que ele morreu?
Pai - Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
Joãozinho - Que dia e que mês?
Pai- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no domingo.
Joãozinho - Dois dias depois!
Pai - Não, três dias depois.
Joãozinho - Então morreu na quarta-feira.
Pai - Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no domingo , no terceiro dia ! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
Joãozinho - Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
Pai - É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do
Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
Joãozinho - O Judas traiu Jesus no sábado?
Pai - Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!
Joãozinho - Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
Pai- Ui...
Joãozinho - Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
Pai - Cristo. Jesus Cristo.
Joãozinho - Só?
Pai- Que eu saiba sim, por quê?
Joãozinho - Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
Pai - Ai Coitada!
Joãozinho - Coitada de quem?
Pai - Da sua professora de catecismo
Pai – filho, vamos logo. Vou te levar lá na missa das crianças pra gente começar a entender melhor o que venha a ser ressurreição de Cristo
Joãozinho – Oba!!! Então hoje eu vou saber quem é Jesus Cristo ressuscitado.
Comentarista - Agora,crianças, vamos ensinar para o Joãozinho o que é uma bonita celebração de páscoa todos em pé cantando com muita alegria para receber Jesus vivo , presente entre nós que entra em procissão .

Ato penitencial – Crianças , o evangelho irá narrar como foi que Maria Madalena descobriu que Jesus tinha ressuscitado . Depois dela, vieram os apóstolos, homens simples que puderam sentir junto a ela o poder de Jesus ressuscitado .Nossa reflexão de hoje se dará nessa base ...

Maria Madalena era uma pecadora, mulher do povo que vivia se metendo em confusões, depois que conheceu Jesus mudou totalmente sua vida e passou a segui-lo.

Quantos de nós conhecemos Jesus e continuamos do mesmo modo? Sem ter compromisso com Ele , sem achar que nosso tempo é dele também , e que não estamos perdendo tempo quando estamos com ele ?

Quantos de nós fazemos julgamentos precipitados dos comportamentos dos outros, mas não medimos o nosso? Por que será que Jesus resolveu escolher uma pecadora e não um santo para poder divulgar essa sua ressurreição por toda a terra? Será que é porque Ele acredita na mudança a ser ainda gerada em cada um de nós? Acredita em nossas atitudes de pedir perdão e nos redimir diante do que fazemos, de fato, errados?

E os discípulos? Por que Jesus escolheu homens simples do povo, homens rudes para assegurar a todo o mundo que Ele ressuscitou?Por que não escolheu aos reis, aos sumos sacerdotes, as pessoas mais letradas?

Acho crianças, que é porque Deus confia nos humildes, dispensa os soberbos e está sempre nos apontando o caminho para estar ao seu lado, o caminho da simplicidade, do perdão e do amor incondicional.

Não dá pra ser ambicioso demais e seguir Jesus, não dá pra ser egoísta demais e seguir Jesus,
Não dá pra ser injusto demais e seguir Jesus
Pois assim não saberemos nunca que Ele ressuscitou.
Por isso, por acreditarmos que somos pecadores, mas temos o grande amor de Deus que nos confia seu perdão e seu abraço de reconciliação, vamos cantar pedindo.

Leitura – Agora, sentadinhos e, em silêncio, vamos ouvir com atenção nossa leitura de hoje. O Pai ressuscitou seu Filho Jesus, Ele está vivo e é o eterno Senhor do céu e da terra.

Livro dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos.
43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Fonte; Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário