domingo, julho 27

MISSA COM CRIANÇAS

A pérola
Acolhida (Levar uma caixa, ou um baú que contenha todas as coisas citadas na acolhida. Lembrando que você tem liberdade de colocar o que achar necessário. Ressalte a imagem de Jesus, o maior tesouro é ele )

– Boa noite, queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Que nossa celebração hoje possa nos ajudar a encontrar ainda mais o reino de Deus.

Vejam só o que tenho aqui?! Isso um baú. Eu achei-o lá em casa enquanto estava fazendo uma faxina. Então pensei: _ Vou levá-lo lá para a missa e deixar que as crianças vejam o que ele contém, assim poderemos todos saber o que tem valor nesse baú e o que não tem. Vamos abri-lo?
Aqui no baú tem livros. Olhem a bíblia. Isso aqui tem valor na vida da gente? Devemos guardá-lo?
Aqui tem lixo. Lixo a gente guarda ou joga fora?
Aqui no cantinho tem um terço. O que eu faço com ele?
Ali um uma caixa vazia, oca, rasgada, isso tem valor?
Aqui tem uma foto da minha família. Será que eu guardo?
Vejam só o que achei? Um rato morto? Será que devo guardá-lo? Por que não? Ah, porque ele não presta nem vivo, imagina morto, não é mesmo?
Pois aqui ainda tem um quadrinho e vejam só, crianças, é Jesus!!! Será que Ele merece ser um tesouro no meu baú?
Pois esse baú contém para mim as maiores riquezas que um homem pode possuir. Tem Jesus, tem minha família, tem as coisas que me ajudam a crescer na fé e na vida. Mas também tinha coisas que não prestavam para nada. E o que nós fizemos? Separamos o que era bom e jogamos fora o que era ruim.
Pois, crianças, no evangelho, Jesus nos falará sobre isso. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos. Nossa vida será como esse baú, Jesus irá querer abrir um por um e, se dentro dele você tiver coisas boas, ensinamentos que Ele sempre pregou e aprendemos e ações que fizemos em seu nome, seremos os justos.
Assim, crianças, aquele que quer ser salvo, terá que ter como maior tesouro esse aqui, Jesus. Esse deverá ser nosso maior tesouro e ficaremos estamos tranqüilos, pois sabemos que se mantivermos a fé, seremos escolhidos pelos anjos para fazer parte no reino que Jesus nos preparou.
Em pé, com alegria, vamos receber o grande tesouro da nossa vida que é Jesus, cantando.

Ato penitencial
(Arrumar uma rede cheia de peixinhos. Estes peixinhos devem estar escritos com sentimentos bons e ruins. Pedir às crianças que separem os peixes bons dos ruins).

Hoje, no evangelho, Jesus fala-nos que:
___O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam.
É, crianças, por que será que muitos peixes foram jogados fora?
Ah, é porque estavam estragados, não é mesmo?
E vocês sabem quem são esses peixes que Jesus está falando?
Somos nós!
Ele ainda nos faz o seguinte alerta: diz que no final dos tempos Ele virá separar os bons dos ruins... E só seremos salvos, se formos bons.
Por isso, aqui nessa rede estão vários peixinhos. Notem que alguns são bons, trazem consigo coisas boas do mar da vida, mas têm também aqueles que durante sua jornada no mar só fizeram coisas que não prestam.
Então nessa rede, vamos separar os peixes ruins dos bons, vamos separar os nossos pecados e tirar todos eles dessa rede pra que assim fiquem só os peixes das boas ações que praticamos.
Vamos retirar os peixes do egoísmo, do desamor, da violência (ir pedindo as crianças que tirem e separem os bons dos ruins, jogando tudo que é ruim na lata de lixo).
Agora vamos pedir perdão a Deus, pelas vezes em que nos deixamos levar pelo pecado e contaminamos nosso mar com peixes do mal. Queremos nos reconciliar com nosso Pai do céu pedindo seu perdão e nos tornamos peixes bons, para assim merecermos o seu reino. Vamos pedir perdão cantando.
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário