sábado, agosto 9

MISSA COM CRINÇAS A BARCA

A barca
Acolhida – Queridas crianças, boa noite! Boa noite a todos aqui presentes, sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Hoje na missa nós seremos testados, sabiam? Seremos testamos na fé, na coragem que nasce dessa fé que temos pelo nosso Deus.

Então para iniciarmos bem nossa celebração, eu vou fazer um teste pra saber quem tem coragem de verdade. Tem alguma criança aqui que é bem corajosa pra me ajudar numa tarefa? Então venham cá vocês dois.

Olha, aqui dentro de uma dessas caixas tem uma barata. Você tem medo de barata? Se fosse pra você colocar a mão em uma, você colocaria? Então a brincadeira é assim, eu misturo as caixas, vocês estarão com os olhos vendados e qual eu der o sinal, eu pedirei que coloquem a mão dentro de uma das caixas que escolheram. Pode ser que vocês não coloquem a mão na barata, mas pode ser que coloquem. Vocês aceitam esse desafio? Tem coragem de fazer o que eu estou pedindo?

Então vamos lá. (esperar o resultado,mas eles se negam a colocar a mão)

Viram só, crianças, muitas vezes somos assim também com Jesus, dizemos que acreditamos nele, que estaremos sempre dispostos a seguir o que Ele nos pede, mas quando Ele pede uma prova disso, fazemos como essas crianças, perdemos a coragem e não enfrentamos o compromisso que fizemos com ele.

É preciso mostrar ao nosso Deus que confiamos nele, que aumentaremos nossa fé e que vamos ter sempre a coragem que ele espera de nós.

De pé, com alegria, vamos cantar pra iniciar nossa celebração.

Ato penitencial – Sabem crianças, por que hoje eu estou falando de coragem? É porque Jesus caminhou sobre as águas e Pedro, seu discípulo, ao vê-lo, pediu ao Senhor que o fizesse caminhar também sobre as águas.

Jesus então disse pra ele vir ao seu encontro e Pedro foi só que no meio do caminho veio um vento forte, ele apavorou-se, perdeu a fé e começou a afundar. Jesus então o segurou pelas mãos o salvando.

Engraçado, crianças, essa história me lembrou que tem muita gente que só lembra-se de Deus quando está em aflição e nunca é pra agradecê-lo, é sempre pra culpá-lo. Enquanto tudo dá certo em sua vida, está tudo bem, Deus, muitas vezes, é esquecido... Mas, o dia em que acontece algo, uma aflição, um problema, umas dificuldades, começa a lamuriação

­­­­-­­­­­­­­­­--- Ah, por que Deus permitiu a doença?

-----Ah, por que Deus tirou meu emprego?

----Ah, por que Deus faz isso com os pobres, deixa-os passar fome, deixa-os sem casa, não acaba com tanta violência, com as guerras e com a corrupção?

Culpando a Deus como se Ele fosse um padrasto muito mal e não um pai e, pior, nos esquecendo que somos nós mesmos é que provocamos tanto mal na nossa vida, através de nossos pecados. E quando é para provarmos nossa fé, acusamos nosso Deus de tantos coisas erradas que nós mesmos fizemos .

Por isso, crianças, vamos assumir mais nossa fé, acreditar mais em nosso Deus, sumir de vez com os pecados em nossa vida e não ter medo das tribulações, pois pra quem tem fé, tem sempre a mão de Deus estendida pra ele. Vamos todos cantar, pedindo perdão ao Senhor.

Leitura – Agora, com aquela fé que Deus espera de todos nós, crianças, vamos nos assentar, abrir bem nossos ouvidinhos e aprender através das palavras que ouviremos a mensagem bonita que Deus hoje nos revela. Mas pra isso é preciso silêncio e atenção. Vamos ouvi-lo?

Aclamação – Agora, crianças, é momento de ouvirmos o que Jesus tem a nos falar através de suas histórias no evangelho. Ele nos falará sobre a pouca fé que, muitas vezes, provamos quando ele nos solicita coragem. De pé, com alegria, vamos saudar as palavras do Senhor cantando.

Ofertório – Hoje aprendemos que a coragem é um dos maiores dons que podemos oferecer ao nosso Deus, vamos através dessa palavra fazer um oferecimento especial.
Que cada letra dela possa nos fazer oferecer um compromisso que devemos ter para com nosso Deus.
Que com a letra C, possamos oferecer nosso coração, cheio de fé, repleto da presença de seus ensinamentos,
Que com a letra O, possamos oferecer nossa oração, que ela nos faça crescer na fé, possa nos ajudar a encontrar um caminho certo.
Que com a letra R, possamos oferecer nosso repartir, não só o pão, mas palavras de atenção, carinho, ternura para com nossos irmãos.
Que com a letra A, possamos oferecer todo amor que mora em nós, todo amor que possamos juntar para que ele possa transformar tantos outros corações, que se voltem pra nosso Deus oferecendo-o também o seu amor.
Que com a letra G, muitos gestos de carinho, de partilha, de solidariedade possam ser oferecidos ao nosso Deus, realizado entre nós e erguido ao nosso pai.
Que com a letra E, plantemos mais esperança na vida de nossos irmãos, na nossa vida, esperança de um mundo mais justo, mais humano, mais cheio da presença de Deus
Com a letra M que possamos promover mudança de vida, conversão de nossos pecados e alegria pra ser vivida e comemorada com nosso Deus.

Tudo isso, junto ao pão e ao vinho, mais a palavra que mais precisamos pra cumprir com nossos compromissos com nosso Deus que é a coragem pra alimentar nossa fé, vamos oferecê-lo agora, cantando.
Missa elaborada por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário