cursos bibllicos

Curso Bíblico 15 – Evangelho de Marcos

JESUS NO CAMINHO DA CRUZ
O estudo do Evangelho de Marcos é essencial, pois como dissemos no início, ele é uma das fontes para os evangelhos sinóticos de Mateus e de Lucas. Entender este evangelho ajuda a compreender melhor os demais.
Até aqui, fomos traçando um panorama da ação de Jesus em sua caminhada. Mas o que talvez não tenha ficado claro, assim como não perceberam os seus discípulos, é que essa caminhada se fazia no sentido contrario ao dos poderosos da Palestina. Essa caminhada, na contramão do contexto histórico do seu tempo, o levaria ao calvário, pois sua mensagem contrariava os interesses daqueles que se beneficiavam da situação em que o povo vivia.

Vários capítulos do Evangelista Marcos são dedicados ao evento da Paixão e Morte de Jesus. Esses capítulos mostram a entrega de Jesus como parte de sua missão e a importância deles no contexto geral da mensagem que Marcos apresenta.
Primeira Parte do relato: O caminho da Cruz
  • 14,1-15,47: Paixão e Morte de Jesus
Ao narrar a Paixão e morte de Jesus, Marcos não pretende desanimar aqueles que o seguem, mas ao contrário, oferecer motivações e animar a fé das comunidades que estão sendo perseguidas e que vivem a própria paixão. Marcos quer dar-lhes esperança.
No relato da celebração da ceia no capítulo14, versículo 22 a 31, encontra-se o ponto de contraste entre a atitude de Jesus que doa a si mesmo e a atitude dos apóstolos, atitude de traição (14,17-21), de fuga e negação (14,26-31). Os discípulos esperavam que Jesus fosse libertar o povo do jugo dos romanos e do Sinédrio, que fosse liderá-los em um levante contra o poder. Ao se deparar com a demora em realizar sua esperança, Judas pensa em apressar Jesus gerando uma crise ao confrontá-lo com a iminência da prisão. Judas espera que Jesus reaja e use seu poder, mas isso não acontece.
Da mesma forma, os outros apóstolos e entre eles Pedro, fogem amedrontados diante da prisão de Jesus. Também eles esperavam que Jesus reagisse e usasse de poder, mas se decepcionam. Ao negar Jesus, Pedro tem medo das consequências de ter seguido alguém que agora se mostrava tão frágil e inerte diante dos poderosos.
Com isso, fica evidente a total gratuidade do amor de Jesus, que supera toda infidelidade. Apesar de ser abandonado por todos, Ele não os abandona. Será fiel ao projeto de Deus, que não é um projeto de morte, mas de vida; porém essa fidelidade o levará à morte, pois os poderosos querem destruir toda semente de esperança que Jesus plantou no coração dos que o seguiam, querem mostrar que Deus não está com Jesus, mas com o Templo. Por isso lutam para que Jesus morra na cruz.

Curso Bíblico 11 – Esquema do Evangelho de Marcos 3

Instrução sobre o Messias Servo
Vamos ver agora o esquema da segunda parte do evangelho escrito por Marcos, que vai apresentar a
instrução sobre Jesus como Filho de Deus. Essa instrução revela uma das facetas mais ricas da identidade de Jesus. Ele é assumido e acreditado como o Messias-Servo, cumprindo as antigas
profecias.
  • 8,34-9,1: Seguimento exige renúncia
  • 9,2-10: a transfiguração é certeza de vitória
  • 9,11-13: a realidade do Reino
  • 9,14-29: o poder da fé e da oração
Instrução sobre a conversão
  • 9,31-33: 2. anúncio da Paixão
  • 9,34 -37: o perigo da ambição
  • 9,38-41: o perigo do exclusivismo
  • 9,42-50: não reproduzir os vícios da sociedade
  • 10,1-12: novos relacionamentos no amor
  • 10,13-16: acolher os mais humildes e pequenos
  • 10,17-27: o perigo das riquezas
  • 10,28-31: a recompensa para o desprendimento
  • 10,32-34: 3 anúncio da Paixão
  • 10,35-45: o poder está em servir
  • 10,46-52: abrir os olhos é seguir Jesus
Como podemos perceber, estes blocos estão delimitados pela cura de dois cegos. Ambas são referência para os discípulos que “tinham olhos e não enxergavam”, como diz o capítulo 8, versículo18.
CONCLUSÃO: A VISÃO DOS DISCÍPULOS
Na primeira narração da cura, no capítulo 8, versículos 22 a 26, que encerra a primeira parte do evangelho, a cura demora a acontecer, sendo a princípio apenas parcial. Assim era a visão dos discípulos, representada em Pedro, que apesar de fazer uma bela profissão de fé, na verdade
não tem clara a compreensão sobre a messianidade de Jesus, que passa pela cruz.
A conclusão da segunda parte, antes da entrada no caminho definitivo da cruz, a cura do cego Bartimeu
mostra que a fé é o ingrediente indispensável para que se possa enxergar plenamente e definitivamente. É preciso crer, confiar e estar disposto a deixar de lado a inércia para seguir
Jesus, só assim a transformação será total.

Curso Bíblico 10 – Esquema do Evangelho de Marcos 2

Nesta parte do estudo do Evangelho de Marcos surge o mistério que envolve a pessoa de Jesus e a crise que provoca nos discípulos, que não o entendem (Mc 6,14-8,26)
  • 6,14-29: o banquete da morte
  • 6,30-45: o banquete da vida
  • 6,45-56: crise dos discípulos e fé do povo
Neste momento do Evangelho, notamos uma virada na narrativa. Claro, que precisa ser bem compreendida. Na verdade, temos então uma aparente ruptura:
  • 7,1-23: crise entre Jesus e os fariseus
  • 7,24-37: a mensagem de Jesus é também para os pagãos
  • 8,1-21: a ação de Jesus como sinal incompreendido por todos
  • 8,22-26: a cegueira dos que não entendem “que é Jesus”.
Aqui se encerra essa primeira parte. O marco de transição é a profissão de fé de Pedro que
encontramos no texto que encerra essa parte, capítulo 8, versículos de 27 a 30: “Tu és o Messias”
Começa no capítulo 8, versículo 31, a segunda parte, onde Marcos vai mostrar que Jesus é o “Filho de
Deus”
Apesar da profissão de fé que encerra a primeira parte, podemos encontrar no início desta a
contradição de Pedro que ainda não compreende bem quem é o Messias, como narra o capítulo 8, versículos de 31 a 33.
Para vencer esse desafio tem início um longo período de instrução dos discípulos que vai do capítulo 8, versículo 34 ao capítulo13 versículo 37; e que vai se dar por meio de palavras (8,22-10,52), ações (11,1-12,44) e que vai finalizar com um discurso (13,1-37)
Observação: Nós estamos fazendo um estudo bíblico, portanto não basta ler os artigos, mas é necessário fazê-lo acompanhado da própria Bíblia, fazendo a leitura dos textos citados e refletindo sobre o que foi dito sobre cada um deles. Somente um estudo bem feito vai levar à compreensão da mensagem.

Curso Bíblico 9 – Esquema do Evangelho de Marcos

Vamos iniciar o estudo do Evangelho de Marcos com um esquema de sua obra. Esse esquema é uma chave de leitura que servirá para abrir o entendimento sobre “Quem é Jesus?” e “Como ser seu discípulo?”. Essas perguntas estão na base da construção desse Evangelho.
O esquema é dividido em duas partes, que tem uma introdução e mais sete blocos que representam os passos na caminhada de fé, mas que não são bem distintos, ao
contrario são simultâneos dentro da narração de Marcos.
Logo no início, no primeiro versículo, Marcos coloca duas teses: Jesus é o Cristo; e Jesus é Filho de Deus. Essas teses vão delimitar cada uma das duas partes do Evangelho. A primeira, que culmina no capítulo 8, vai mostrar que Jesus é o Messias, o Cristo enviado por Deus e esperado
pelos judeus. A segunda, a partir do capítulo 8 versículo 31, vai mostrar que Ele é o Filho de Deus, que se encarnou.
A primeira parte vai do início do Evangelho ao capítulo 8, versículo 30. Diante da pergunta “Quem é Jesus?” Marcos mostra que “Ele é o Messias”.
Introdução:
Marcos 1,1-15: Apresentação
  • 1,1: Título - Apresentação das teses cristológicas.
  • 1,2-13: Apresentação de Jesus.
Marcos começa apresentando Jesus a partir das Escrituras e da pregação de João Batista. Em
seguida abre-se o primeiro bloco, que vai traçando a imagem de Jesus, o entusiasmo e a admiração que Ele provoca no povo com a autoridade com que fala.
Embora a palavra Cristo não apareça mais nesses capítulos, mas tão somente no final da primeira parte, em 8,29 - quando Pedro faz a profissão de fé declarando que Jesus é o Cristo, toda a dinâmica do texto leva paulatinamente à prova de que Jesus é o Messias.
Mc 1,14-6,13 : Quem é Jesus e que Reino é esse que ele anuncia?
Início na Galileia:
  • 1,14-20: convocação para o seguimento
  • 1,21-45: Primeiras atividades
  • 2,1-3,6 : Reação das pessoas
Gestos e palavras sobre o Reino:
  • 3,7-35: Respostas diante das propostas de Jesus
  • 4,1-34: Coleção de parábolas do Reino
  • 4,35-5,43: Escolha entre a vida e a morte
Falta de entendimento:
  • 6,1-6: Espanto diante dos feitos e palavras de Jesus
  • 6,7-13: Envio dos discípulos
As explicações de Jesus Cristo sobre o Reino não são facilmente compreendidas. Os discípulos têm
diferentes reações e diferentes respostas. O povo reage com grande rejeição. A falta de entendimento se mostra no grande espanto do povo. Somente os discípulos assumem a missão de Jesus. Eles querem servir a causa do Reino de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário